ERVAS DE OGUM
Posted by Administrador em abril 19, 2007
Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas
obrigações, nos banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares.
Muito usada na medicina caseira para debelar diarréias ou disenterias, e usada
também no reumatismo, feridas e úlceras.
Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do
bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Agrião: excelente alimento. Sem uso ritualístico.
Tem um enorme prestígio no tratamento das doenças respiratórias. Usado como
xarope põe fim às tosses e bronquites, é expectorante de ação ligeira.
Arnica-erca lanceta: É empregada em qualquer obrigação de
cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na
medicina caseira, tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos,
cortes e lesões, para recomposição dos tecidos.
Aroeira: É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos
sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras.
Usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e
úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.
Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários atos
ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos abô. Usado
igualmente nos banhos de purificação.
Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos, que estão
recolhidos para feitura de santo. Esses filhos tomam duas doses diárias. Meio
copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.
Cana-de Brejo – Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos
banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina
caseira é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a
anuria, inflamações da uretra e na leucorréia. Seu princípio ativo é o
estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.
Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir
pó, que funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu
chá atua como antifebril, contra as diarréias e para debelar dispepsias. O
cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.
Carqueja: Sem uso ritualísticos. A medicina caseira
aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do fígado. Também
tem apresentado resultado positivo no tratamento da diabetes e no
emagrecimento.
Crista-de-galo –
Pluma-de-princípe: Não
tem emprego nas obrigações do ritual. A medicina caseira a indica para curar
diarréias.
Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de
cabeça, abô geral e banhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a
planta, pilada, como adstringente.
Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de descarrego,
usando-se as folhas. A medicina popular a utiliza contra os males do fígado,
beneficiando o aparelho renal.
Grumixameira: Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça,
nos abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada
pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura do
reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.
Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça,
nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as
folhas que são aromáticas. A medicina caseira indica o chá das folhas, pois
este possui efeito balsâmico e fortificante.
Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e
descarrego e nos abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação
dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a indica como debelador de
reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes. O
resultado é positivo.
Jabuticaba: Usada nos banhos de limpeza e descarrego,
os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para haurir forças para
a luta indica o cozimento da entrecasca na cura da asma e hemoptises.
Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as obrigações de cabeça
e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de purificação dos filhos do
orixá do ferro. A medicina caseira usa como chá, para emagrecimento.
Jambo-encarnado: Aplicam-se as folhas nos abô, nas
obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro. Tem
uso no ariaxé (banho lustral).
Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações de cabeça,
nem nos abô relacionados com o orixá. A medicina caseira aconselha seu uso como
depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias de pele.
Jatobá – Jataí: Erva poderosa, porém sem aplicação nas
cerimônias do ritual. Somente é usada como remédio que se emprega aos filhos
recolhidos para obrigações de longo prazo. Ótimo fortificante. Não possui uso
na medicina popular.
Jucá: Não tem emprego nas obrigações de ritual.
No uso popular há um cozimento demorado, das cascas e sementes, coando e
reservando em uma garrafa, quando houver ferimentos, talhos e feridas.
Limão-bravo: Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô
e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá. O limão-bravo juntamente
com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e pulmões, pondo fim às tosses
rebeldes e crônicas.
Losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de
descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a que pertence. É usada pela medicina
caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das
solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e debeladora de febres.
Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em banhos de
descarrego. De muito prestígio na medicina caseira. Cozimento da raiz é
indicado para curar úlceras e para matar bernes de animais.
Piri-piri: A única aplicação litúrgica é nos banhos de
descarrego. É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto, os caules secos e
reduzidos a pó, depois de queimados, estancam hemorragias. O mesmo pó, de
mistura com água e açúcar extermina a disenteria.
Poincétia: Emprega-se em qualquer obrigação de ori,
nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e purificação dos
filhos do orixá. A medicina caseira só o aponta para exterminar dores nas
pernas, usando em banhos.
Porangaba: Entra em quaisquer obrigações e,
igualmente, nos abô. No tratamento popular é usada como tônico e importante
diurético.
Sangue-de-dragão : Tem aplicações de cabeça, nos banhos de
descarrego e nos abô. Não possui uso na medicina popular.
São-gonçalinho: É uma erva santa, pelas múltiplas
aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina caseira usa-se como
antitérmico e para combater febres malignas, em chá.
Tanchagem: Participa de todas as obrigações de cabeça,
nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para
os assentamentos do orixá do ferro e das guerras. Muito aplicada no abô de ori.
A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tônicas,
antifebris e adstringentes. Excelente na cura da angina e da cachumba.
Vassourinha-de-igreja: Entra nos sacudimentos de domicílio, de
local onde o homem exerce atividades profissionais . não possui uso na medicina
popular.
Amado Irmão, lembre-se que seu Pai ou Mãe
no Santo, que devem confirmar estas ervas, com as ervas não devemos brincar, nem
mesmo fazer uso das mesmas, sem termos conhecimento..
Contato: povodearuanda@povodearuanda.com.br
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