terça-feira, 10 de março de 2015

O Sincretismo da Umbanda



Umbanda
O sincretismo religioso no Brasil, ou seja, a mistura de concepções, fundamentos, preceitos, ritualísticas e divindades se processou num quádruplo aspecto: negro, índio, católico e espírita porque outros foram menos dominantes ou de modo superficial e restrito a certas áreas.O marco inicial surge com a escravatura do índio feita pelos primeiros colonizadores no Brasil. Entretanto, o aborígene pelas suas características de raça, de elemento da terra, conhecedor das matas, espírito guerreiro exaltado, sem qualquer organização com um rudimento de estrutura social, tendo a liberdade como apanágio de toda sua vida, não aceitou o jugo da escravidão.Tinha, contudo, uma crença no espírito e suas religiões. A influência do índio contribuiu para a formação da Umbanda fornecendo elementos da sua mitologia e cultivos, tais quais, a Pajelança, o Toré, o Catimbó, entre outros. Ademais, o caboclo, ancestral do índio que incorporava em suas manifestações, foi consolidado na prática umbandista.O colonizador, portanto, foi buscar nas terras africanas o elemento negro, o qual oferecia condições mais favoráveis para os misteres da lavoura, já conhecidos nas regiões de origem. Desse modo, houve um circuito branco-índio-negro que contribuiu sobremaneira para o complexo da formação brasileira, nele ressalvando, como uma constante a religiosidade em vários aspectos.Na época das senzalas, os negros escravos costumavam incorporar o que se conhece hoje como pretos-velhos, antigos escravos, que ao se manifestarem, compartilhavam conselhos e consolo aos escravos.O sincretismo católico, produto da simbiose dos cultos de escravo e escravocratas no Brasil, chegou a tal ponto que se cultiva um orixá com nome e imagem do santo católico, não se podendo diferenciar em certas exteriorizações onde começa um onde termina o outro. São flagrantes os casos de São Jorge, Ogum, Nosso Senhor do Bonfim, Oxalá, São Cosme e São Damião, Ibeji, e Santa Bárbara, Iansã. Não raro, muitos chefes de terreiro mandam rezar missas e se declaram também católicos, além de haver um grande número de praticantes que frequentam as duas religiões.Houve, portanto, uma consolidação do santo católico, admitido já sob o aspecto de espírito superior, de guia-chefe ou como orixá, enquanto os candomblés procuraram mais se distanciar do sincretismo e não aceitar as imagens.
Vamos abordar aqui apenas alguns pontos chave que consideramos importantes caso seja ou pretenda ser um frequentador da casa.
A Umbanda
A Umbanda é uma religião nascida no Brasil em 1908. Ela congrega várias filosofias e fundamentos das diferentes vertentes que formam nossa cultura. Ao invés de segregar sobre o que é ou não divino, a Umbanda caminha em um sentido oposto: “Seja qual for sua origem, se você deseja trabalhar para o bem coletivo sob a luz de Deus, é bem vindo à nossa doutrina.”
“Com os espíritos mais mais adiantados, aprenderemos. Aos espíritos mais atrasados, prestaremos auxílio. E a ninguém negaremos uma oportunidade de comunicação.” Com esta frase, o Caboclo das 7 Encruzilhadas, que anunciou a Umbanda no início do século XX, resumiu a filosofia de trabalho da nova religião.
Assim a Umbanda surgiu sob a premissa de que espíritos de luz de diversas origens tomariam seus médiuns por meio da incorporação para a prática da caridade entre aqueles que o procurassem. Assim é até hoje.
Dentre estes grupos de espíritos trabalhadores, chamados de falanges, 4 se destacam e tem papel preponderante:
  • Os caboclos, de origem indígena;
  • Os pretos velhos, de origem africana;
  • As crianças, espíritos de pureza extrema;
  • Os exus, os guardiões dos trabalhos na religião.
Ao longo do tempo, vários outros grupos espirituais se juntaram a estes no plano astral. Assim surgiram outras falanges como: os ciganos, boiadeiros, malandros, baianos, marinheiros, povo do oriente etc. Hoje este universo é tão vasto que chega a ser difícil enumerar de forma precisa.
Os espíritos que trabalham na Umbanda seguem a filosofia do Cristã, ou seja, a doutrina e ensinamentos do evangelho. Não há disputas sobre qual a melhor maneira de praticar a caridade, cada um a exerce da sua maneira desde que sejam pautadas na luz que Jesus trouxe há 2 mil anos.


O Sincretismo Religioso
A Umbanda é a síntese de várias religiões presentes no Brasil. Alguns tomam o sincretismo religioso como uma mistura indevida de cultos calcado em uma necessidade ultrapassada dos negros e índios de camuflar seu culto para não perecer sob a inquisição católica.
Sob uma outra ótica, talvez os índios e negros tenham sido os primeiros a dar um passo à frente pela necessidade a que foram expostos em sua existência. Assim puderam ver que, não importa se a imagem era de de Jesus ou Oxalá, a força da fé estava presente ali, acima de qualquer questão.
Assim, a maioria dos terreiros de Umbanda sincretiza orixás de origem africana com imagens católicas. Não se questiona sua preferência, pede-se apenas que, ao visualizar cada uma delas, você se sinta mais próximo de Deus.




São Jorge é Ogum?
Neste contexto é comum se confundir o santo com o orixá, mas na verdade há diferenças. Ogum é uma energia que emana de Deus. A força da lei e da ordem sobre a criação divina, quem motiva os homens na batalha diária pelo seu crescimento. Na África, esta força é cultuada sob a forma de uma divindade do ferro, que veste-se de azul e carrega uma espada. Já os cristãos cultuam esta força sobre a figura de São Jorge, um guerreiro tornado santo pelas mesmas características. Ambos estão representações desta força que emana de Deus. Ambos possuem a luz de Ogum.
Assim, podemos considerar São Jorge como um tipo de Ogum, cultuado pelos católicos. Mas não seria correto dizer que Ogum é São Jorge.



Premissas da Umbanda
A Umbanda segue algumas leis transmitidas por Deus aos homens em várias ocasiões ao longo da história. Entre elas destacamos algumas de extrema relevância ao nosso trabalho:
  • Lei do Karma: Cada ação executada no plano físico ou astral desencadeia uma reação de mesma natureza. Assim cada ser, encarnado ou não, é responsável por suas atitudes e escolhas. As entidades de trabalho da Umbanda se recusam a agir de forma contrária às leis do Cristo, pois isso acarreta prejuízo para o homem encarnado e para as falanges espirituais a que estas entidades pertencem;
  • Caridade: A Umbanda foi definida por seu fundador como “a manifestação do espírito para a prática da caridade”. Assim, todos os trabalhos da religião são calcados no auxílio ao próximo e ao respeito de sua vontade e limitações. Um trabalho ou atendimento na Umbanda jamais pode se cobrado.
  • Lei da Encarnação: A Umbanda crê na reencarnação do espírito para sua evolução. Assim, todas as entidades que trabalham na religião tiveram várias outras existências em outras culturas, filosofias ou religiões. Eles escolheram se manifestar como indígenas ou africanos, por exemplo, por reconhecer o valor e beleza de sua filosofia.
  • O Livre Arbítrio: Embora sejam profundos conhecedores de magia e manipulação energética, as entidades que trabalham na Umbanda não interferem no poder de escolha que cada pessoa tem sobre sua vida. Assim, o crescimento de cada um está condicionado à sua vontade e atitude. Os espíritos orientam e auxiliam sempre que forem solicitados, mas nunca exercem coação, ameaça ou exigem conversão sobre os frequentadores da religião.
Estes são alguns conceitos importantes que fundamentam nosso trabalho na Associação Afro-Cultural Brasileira Preto João de Angola. Conhecendo cada um deles, nosso frequentador pode direcionar melhor sua conduta e suas intensões, obtendo assim um envolvimento maior com a espiritualidade e um resultado melhor em cada uma de suas consultas.
Seja, mais uma vez, bem vindo à nossa casa.

As Setes Linhas Da Umbanda
1ª Linha - Linha de Oxalá
Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provêm o êxito de todos os trabalhos. É composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, cujas almas purificadas atingiram a perfeição.

  • Legião de Santo Antônio
  • Legião de São Cosme e São Damião
  • Legião de Santa Catarina
  • Legião de São Expedito
  • Legião de Santa Rita de Cássia
  • Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)
  • Legião de São Benedito ou Benzet
    • 2ª Linha - Linha de Iemanjá
Dirigida por Iemanjá, também chamada carinhosamente de "Dona das Águas", "Rainha do Mar" e outros nomes. Tem a proteção de Oxum, dona dos lagos e cachoeiras, dos rios, da fecundação e do amor, bem como da Nanã, atuando nas águas das chuvas, realizando a limpeza da atmosfera, purificando as camadas aéreas para que tenhamos no solo, na terra, condições de vida. Composta também de espíritos de diferentes raças, de caboclos, Pretos Velhos e Exus.
  • Legião das Sereias, sob a proteção de Oxum
  • Legião das Ondinas, sob a direção de Nanã
  • Legião das Caboclas do Mar, sob a orientação de Indaiá
  • Legião das Caboclas dos Rios, sob a chefia de Iara (Entidade dos Rios)
  • Legião da Estrela Guia, sob a direção de Santa Maria Madalena
  • Legião dos Marinheiros, sob a chefia de Tarimá
  • Legião dos Calungas, dirigida poe Exu Calunga ou Calunguinha
  •  

o        3ª Linha - Linha de Omulu Obaluayê)
Esta Linha Linha é dirigida por Omulu (Obaluayê), que detem o poder sobre os corpos vivos ou mortos. Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitérios. Esta Linha é cosntituída de espíritos de médicos e cientistas, Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Médiuns Curadores
  • Legião de José de Arimatéia, integrada pelas Falanges de Médicos e Cientistas

  • Legião de São Cipriano, integrada pelas Falanges de magias

  • Legião de Caboclos, integradas por Falanges de Caboclos oriundos de todas as raças

  • Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de Preto Velhos oriundos de todas as raças

  • Legião dos Povos Orientais, constituídas por Falanges de espíritos evoluídos de todo o Oriente

  • Legião dos Médiuns Curadores, intregrada por médiuns cuja mediunidade é curadora, aqueles que são magnetizadores, são mais ou menos aptos a curar através das mãos

  • Legião de Exu Curadô, constituída de falanges de Exus sob o comando de Exu Curadô (MARAMAEL)



    • 4ª Linha - Linha de Ogum
Esta Linha, dirigida por Ogum (São Jorge), "Orixá da Guerra", cujas Legiões são chefiadas por guerreiros de diversas raças, constituídas de Caboclos, Preto Velhos e Exus, invoca as demandas espirituais.
  • Legião de Ogum Beira-mar, aliada ao povo do mar
  • Legião de Ogum Malei, aliada à Linha de Malei (Povo de Exu)
  • Legião de Ogum Megê, aliada ao povo Megê (negros africanos)
  • Legião de Ogum Naruê, aliada ao povo Naruê (escravos de várias raças)
  • Legião de Ogum Nagô, aliado ao povo de ganga (Linha de Nagô)
  • Legião de Ogum Iara, aliada ao povo dos rios (Caboclos)
  • Legião de Ogum Rompe-Mato, aliada a Oxossi e seu povo da mata
    • 5ª Linha - Linha de Oxossi
Esta Linha é chefiada por Oxossi, "Orixá das Matas", "Orixá da Fartura" constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores utilizando o processo de "Passes" e praticando a cura através das ervas, aplicadas por caboclos, com o auxílio dos exus das matas.
  • Legião do Caboclo das Sete Encruzilhadas (ou Caboclo das 7 Matas), que dirige as Falanges dos povos das florestas, tais como os espíritos das tribos Aimorés, Tupi, Tupiniquins e etc...
  • Legião de Araribóia, chefiada pelo Cacique Araribóia
  • Legião de Urubatão, chefiada pelo Caboclo Urubatão
  • Legião da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema
  • Legião dos Tamoios, chefiado por Grajaúna
  • Legião dos Guaranis, chefiada por Araúna
  • Legião dos Peles-Vermelhas, chefiados por Águia Branca, integrando as Falanges de índios Chippeway, Sioux e etc...




    • 6ª Linha - Linha de Xangô
Esta Linha dirigida por Xangô, "Orixá do Fogo" sob a orientação de São Jerônimo, também denominado Orixá da Justiça, impõe a justiça, dando castigo a quem merecer. É a Linha na qual aqueles que foram humilhados, serão elevados espiritualmente, os que castigaram, serão castigados e os que se enalteceram, serão rebaixados.
  • Legião de Iansã, chefiada por Santa Bárbara
  • Legião do Caboclo Ventania (ou dos Ventos)
  • Legião do Caboclo das Cachoeiras
  • Legião do Caboclo Sete Montanhas
  • Legião do Caboclo Pedra Branca
  • Legião do Caboclo Cobra-Coral
  • Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de todas as raças e dos povos de Quenquelê
    • 7ª Linha - Linha das Almas
Dirigida por Dom Miguel, que no sincretismo católico corresponde ao Arcanjo São Miguel, integrada por
 Omulu (Obaluayê)
  • Legião de Pai Cambinda, integrado pelas Falanges do Povo da Costa
  • Legião de Pai José D'Angola, integrado pelas Falanges do Povo D'Angola
  • Legião de Pai Congo (ou Rei Congo), integrada pelas Falanges do Povo do Congo
  • Legião de Pai Jerônimo, integrada pelas Falanges do Povo da Moçambique
  • Legião de Pai Francisco, integrada pelas Falanges do Povo da Loanda
  • Legião de Pai Benguela, integrada pelas Falanges do Povo de Benguela
  • Legião de Pai Guiné, integrada pelas Falanges do Povo de Guiné


Resumo das 7 Linhas de Umbanda

  • 1ª Linha de Oxalá - que representa a paz, a tranqüilidade
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  • 2ª Linha de Iemanjá - que representa a procriação
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  • 3ª Linha de Omulu (Obaluayê) - que representa a saúde
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  • 4ª Linha de Ogum - que representa a luta, a demanda
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  • 5ª Linha de Oxossi - que representa o trabalho, a fartura
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  • 6ª Linha de Xangô - que representa a justiça
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  • 7ª Linha das Almas - que representa a humildade, a bondade

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